A Dádiva da Dívida

Tertúlia número: 3
Data: 26 de Janeiro de 2018
Tema: A Dádiva da Dívida
Intervenientes: Maria de Fátima Bonifácio, Rui Ramos, Maria de Fátima Bonifácio, Rui Ramos, Maria de Fátima Bonifácio, Rui Ramos
Moderador: André Abrantes Amaral
Local: Grémio Literário, Lisboa

No dia 26 de Janeiro 2018, pelas 19:30, terá lugar no Grémio Literário, em Lisboa, uma Tertúlia sobre as consequências negativas da dívida pública no Portugal de hoje, tendo como pano de fundo a experiência portuguesa no século XIX e início do século XX.

São convidados Maria de Fátima Bonifácio e Rui Ramos, dois reconhecidos professores de História, com especial ênfase no período em questão.

O desenvolvimento alcançado com a democracia foi conseguido à custa de um forte endividamento, tanto do Estado como dos indívíduos e das famílias. Mas, ao contrário do que possa parecer, o problema não é de décadas, pois que há séculos que Portugal vive debaixo das consequências da dádiva da dívida.

Será a dívida assim tão indispensável que o país não seja capaz de reconhecer os seus efeitos nefastos? Ou será que o passar para as gerações futuras o pagamento do nosso bem-estar revela, não uma forma de desenvolvimento, mas o egoísmo dos cidadãos que ainda não perceberam o que o conceito de interesse público verdadeiramente pressupõe?

Artigos publicados:

Deixe uma resposta